sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O Tabaco e a Umbanda


O tabaco sempre foi usado pelos nativos e Xamãs de todas culturas. Na Umbanda, comumente usado pelas entidades espirituais tais como: Caboclos, Pretos Velhos, Exu etc, como uma erva de poder. Com a profanação no uso indevido do tabaco (sintetizações e inclusão de agentes químicos) o elemento de poder que sempre foi utilizado como chave de acesso ao mundo espiritual e cura disseminou sua ira trazendo dor, doença e vício.

Na Umbanda e nos cultos de matriz africana, o tabaco é um importante elemento transportador e que promove a transmutação de energias. Utilizado pelas entidades em atendimentos, passes, oferendas e em grande parte de sua ritualística, ele colabora com o trabalho espiritual purificando as energias e atuando em benefício do consulente durante o atendimento.

O tabaco, durante seu cultivo, carrega em seu campo energético vários elementos da natureza, como energias do solo, calor do sol, magnetismo da lua, sais minerais, oxigênio, hidrogênio e, ao ser queimado, libera todas energias que atuam de forma benéfica no mundo oculto, através dos chakras do consulente.

É importante dizer que nenhuma entidade traga a fumaça do tabaco, ou seja, ela não entra nos pulmões do médium, sendo usada somente para fins ritualísticos. Portanto, nenhum médium começa a fumar ou vicia no fumo devido ao trabalho espiritual.

Fonte: lojaterramystica.wordpress.com

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Sonhos Premonitórios


Os sonhos premonitórios são aqueles nos quais o que foi visto durante o sono se torna realidade na vida material. Há três tipos diferentes:

- O primeiro é aquele em que o espírito, durante o sono, desprendido do corpo físico, tem uma vasta percepção da sua vida e também de outras pessoas. Com essa visão ampliada do momento, pode prever um desfecho lógico para determinada situação.

- Outra forma corresponde ao contato do espírito durante o sono de seu corpo físico, com espíritos em outros planos, recebendo informações sobre o futuro. Ao despertarem, essas pessoas trazem na lembrança os registros obtidos.

- Por fim, a terceira maneira de sonho profético é a mais rara de todas. Trata-se de uma forma mais precisa e rica em detalhes de datas, horas e locais. São visões proféticas de fatos que ainda vão acontecer, aos quais o espírito é transportado, despertando com a lembrança rica em imagens.


A mediunidade permite que indivíduos sonhem frequentemente com pessoas desencarnadas e delas recebam orientações diversas. Essas orientações podem vir de diversas formas: por intermédio de amigo espiritual, parente ou protetor, em linguagem encenada ou figurada.

As premonições, entretanto, não ocorrem apenas por meio de sonhos. A profecia, o transe mediúnico de clarividência e a clariaudiência também são formas frequentes de premonição.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Como atuam as velas?


Reforçar, repetir e concretizar pedidos, bênçãos e agradecimentos ao astral. A simplicidade da parafina transpassada por um pedaço de barbante ganha um significado memorioso quando unida aos pensamentos e intenções da prece.

Porém, como para tudo existe uma face “negativa”, nesta prática também acontece de haver caminhos mal direcionados. Quando a energia da mente da pessoa que pede se une a energia ígnea (fogo) elas trabalham para atender à razão pelo qual a vela foi acesa.

Se o pedido for pelo bem de alguém, o bem se terá; por outro lado, caso se peçam a concretização de propósitos ruins, é possível que também se obtenha este retorno. Pensando nisso, compreende-se que no momento em que ações retornam, voltam duplicadas, pois retornam com a energia a quem o pedido foi encaminhado.

Portanto, é necessário não apenas priorizar por boas vibrações e agir com responsabilidade, mas também considerar a concentração no momento do pedido. Sentimentos pesados e distrações podem dificultar o adequado fluxo energético para a realização de propósitos. A qualidade da energia mental somada ao elemento no ato da oração é que fará diferença.

Em linhas gerais essa é a forma pela qual uma vela atua. A intenção é acionada pela energia mental e reforçada pela energia ígnea (própria do elemento fogo), chegando até o campo vibratório da entidade a quem se encaminhou o pedido.

Fonte: umbandaead.blog.br

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O Passe Umbandista


O “Passe Umbandista” não é apenas um “passe magnético” ou material e sim um “passe espiritual”, pois há a presença de um espírito desencarnado no processo.

Assim como Edgard Armond classificou diferentes métodos de aplicação do Passe Magnético para diferentes necessidades, também os espíritos que se manifestam na Umbanda aplicam métodos variados de acordo com a necessidade de cada consulente, dentro dos variados recursos que cada espírito, guia ou entidade/mentor, possui.



Não podemos nos esquecer de que cada um recebe conforme seu merecimento e afinidade, podendo um encarnado bloquear uma ação positiva direcionada a ele mesmo como conseqüência de sua postura mental.

Muitos são aqueles que possuem méritos, contudo estão bloqueados emocionalmente para receber o que a espiritualidade lhes oferece. São vários os motivos: descrença, irritação, mentalidade crítica e posturas desfocadas de um objetivo espiritual, geralmente visando interesses.


O “Passe Umbandista” pode ser definido como a aplicação de um conjunto de técnicas mágico-religiosas que, além de explorar todos os recursos possíveis da imposição de mãos, utiliza elementos e técnicas variadas (para muitos, até inusitadas).

A finalidade é a de alcançarmos maior êxito de acordo com as necessidades, o merecimento e os recursos disponíveis. Cada entidade tem a liberdade de aplicar a técnica que lhe aprouver, desde que tudo ocorra dentro dos limites de ética, bom senso e respeito.

Fonte: espiritualidades.com.br

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Umbanda - Conciliando Magia e Espiritismo


Trecho retirado da obra "A Missão da Umbanda"
Ramatís - Psicografia de Norberto Peixoto

PERGUNTA: A Umbanda é fundamentalmente voltada para a magia. Uma vez que a cultura umbandista é muito influenciada pela codificação espírita, como conciliar tal fato com a enfática afirmação de Kardec: " A distância que separa o espiritismo da magia é maior do que aquela que existe entre a astronomia e a astrologia, a química e a alquimia"?

RAMATÍS: É preciso relembrar o racionalismo científico francês que ditava comportamentos à época da codificação e distingui-lo do surgimento da Umbanda em solo verde e amarelo. Para o insigne codificador (Allan Kardec), o espiritismo nunca foi tão somente uma religião, sendo seu progresso considerado imperioso de acordo com a ciência, conceito que não rege as doutrinas religiosas. As posturas espíritas contemplativas e submissas a uma prática religiosa, preponderantes na atualidade, mostram-se paradoxalmente estagnadas (ao contrário do pensamento de Allan Kardec), o que é uma enorme contradição.

A Umbanda, ao contrário do espiritismo, não antecede suas práticas de métodos científicos: posteriormente aos seus atos ritualísticos, a ciência pode fundamentar seu universo místico, mágico e religioso. A ciência se torna argumento de legitimação da prática umbandista, que lida com energias, fluidos, magnetismo e outros elementos materiais e abstratos explicados pela ciência, além de outros conhecimentos científicos, estabelecendo uma dialética "cientifizadora" que tende a autenticar o magismo da Umbanda diante dos estudiosos cidadãos atuais.


Deixai vir a mim as criancinhas

Clique no Play e boa audição!


Os Conflitos com a Mediunidade


A mediunidade é um assunto amplamente abordade de diversas maneiras no mundo. No Brasil, o termo ficou mais conhecido com o advento do Espiritismo e a doutrina de Allan Kardec, a qual possibilitou rica compreensão acerca do assunto.

Devemos ser gratos a todos os conhecimentos que nos são disponibilizados, mas é imprescindível observar a mediunidade no dia a dia, até mesmo de forma independente de linhas religiosas, para que o autoconhecimento seja possível. Quero dizer que todos podemos ter nossas preferências e linhas espirituais, mas que a visão universalista permite alcançar mais recursos e mais entendimento.


Há vários tipos de mediunidade e diversas personalidades humanas, que se encaixam perfeitamente com as necessidades evolutivas do ser neste momento de sua trajetória. Se ocorrer de alguém manifestar sinais mediúnicos que são menos frequentes à vista humana, talvez exista uma dose de sofrimento para adequação a esta nova realidade.

A mediunidade pode dar trabalho ao médium, contudo, gradativamente, este médium poderá notar que as dificuldades pelas quais passou foram resultantes de sua visão estreita da vida e de sua rebeldia para promover a reforma íntima e evoluir como espírito, ainda que encarnado em um mundo tomado por todo tipo de seduções e materialismos.

Quando o médium entende o propósito que envolve a sua existência material, se resigna e experimenta o crescimento da plenitude e do amor em seu ser. A mediunidade não está errada; errada estava a percepção do médium sofredor que rejeitava sua própria evolução.

Fonte: Somos Todos Um