sábado, 14 de abril de 2018

Ogum – O Orixá Ferreiro e Grande Guerreiro


Ogum é símbolo de luta e conquistas, um Orixá muito respeitado e cultuado. Tem um dos mais fortes sincretismos, representado por São Jorge, também destemido guerreiro e que nunca abandonou sua causa.

Ele é a figura do comandante supremo, de forma a fornecer proteção a quem necessitar em momentos de perigo. Este Orixá lutará à sua frente com todas as suas forças, desde que sua fé não esmoreça.

Ogum é temido guerreiro que sempre lutou sem parar contra todos os que o desafiassem ou procurassem por sua fúria. É também irmão amoroso, filho de Iemanjá, irmão mais velho de Exú e Oxóssi, Orixá pelo qual sempre teve grande estima.

Ogum passou a todos os seres humanos o conhecimento sobre batalhas e o trabalho com o metal, trazendo evolução à humanidade.

Quizila de quiabo

Ogum não suporta quiabo, pois foi devido a esse legume que perdeu uma batalha para o Orixá com o qual não se afiniza: Xangô. Ele foi pego em uma armadilha, uma pasta feita com quiabo preparada por Xangô, na qual ele pisou e escorregou durante a batalha, levando-o à derrota.

Fonte: iquilibrio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário