quinta-feira, 3 de maio de 2018

Quem são os Pretos Velhos?


Pretos Velhos são entidades de luz que se apresentam nos terreiros de Umbanda sob o arquétipo dos escravos africanos trazidos ao Brasil e aqui batizados por seus senhores. Verifica-se o batismo dos cativos, lembrados pelos espíritos que se manifestam na Umbanda, por seus nomes: pai João, pai Joaquim, etc.

São todos eles espíritos dos escravos que aqui viveram? Não necessariamente. Esta corrente de trabalho traz consigo um simbolismo que é preciso identificar: o do negro que, apesar de tudo o que sofreu nas mãos de seus senhores, não busca vingança. Ao contrário: busca auxiliar por meio da caridade, tendo como diretriz a palavra de Jesus - fora da caridade não há salvação.

São entidades que trazem consigo sabedoria, paciência, magia e sempre um conselho que pode atingir o fundo da alma de quem se disponibiliza a ouvi-lo. São profundos conhecedores do poder contido nas ervas e também de tudo o que está armazenado nas emoções humanas.

Seu dia é o 13 de maio e a vela geralmente utilizada para cultuá-los é bicolor nas cores preta e branca. A bebida de preferência é o café e a saudação dirigida a esta corrente espiritual é "Adorei as Almas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário