sexta-feira, 6 de maio de 2016

Mediunismo - Cap.3: Todas as criaturas são médiuns?


PERGUNTA - Em face de a mediunidade ser manifestação natural do próprio espírito do homem, deveremos considerar que, sem qualquer exceção, todas as criaturas são médiuns?

RAMATÍS - Sim, porque todos nós transmitimos para o ambiente da matéria os mais variados tons do nosso espírito, assim como sempre influenciamos os demais companheiros pelos nossos pensamentos, atos e sentimentos. A mediunidade não é faculdade adstrita somente a alguns seres, ou exclusivamente aos espíritas, mas todos os homens, como espíritos encarnados na matéria, são intermediários das boas ou más inspirações do Além-Túmulo. É evidente, entretanto, que a faculdade mediúnica manifesta-se de conformidade com o entendimento e o progresso espiritual de cada criatura.

COMENTÁRIO: A mediunidade não é condição que torna qualquer indivíduo especial por manifestá-la. O fato de que todos somos médiuns, mas que alguns de nós teremos a faculdade mediúnica mais evidente de acordo com o progresso espiritual, pode significar apenas uma facilidade maior de entendimento ou preparo para lidar com as questões que transcendem a matéria. 

PERGUNTA - Por que a mediunidade não se manifesta só de modo pacífico, qual graça decorrente da evolução humana? Em geral, ela eclode nas criaturas produzindo-lhes distúrbios mentais ou perturbando-lhes o próprio organismo físico. É justo tal acontecimento?

RAMATÍS - Só a mediunidade saudável e natural, que é fruto do maior apuro espiritual da alma, revela-se de modo sereno e em suave espontaneidade, como um dom inato e sem produzir quaisquer sensações desagradáveis no ser. Entretanto, caso se trate de uma "concessão" provisória feita pela administração sideral, isto é, "a mediunidade de prova", como decorrência de uma hipersensibilidade prematura despertada excepcionalmente pelos técnicos do mundo astral com o fito de favorecer aos espíritos muito endividados, a sua recuperação espiritual pregressa, o seu despertar, é em gral sujeito a várias circunstâncias desagradáveis.

PERGUNTA - Todo desenvolvimento mediúnico, para ser completo, deve ser processado conforme as orientações do "Livro dos Médiuns"?

RAMATÍS - O desenvolvimento mediúnico conforme a técnica e a orientação deixadas por Allan Kardec, no "Livro dos Médiuns", tem por fim proteger a faculdade que desabrocha mais ostensivamente entre os homens que no Espaço assumiram a obrigação de transferir o pensamento dos desencarnados para o mundo físico. Uma vez que os primeiros encarnados da Terra já podiam entrar em relação com os anjos ou os diabos, isto é, com os bons e maus espíritos, comprova-se que o primeiro habitante terreno também já era um médium em potencial. No entanto, só depois do advento espírita e os estudos avançados de Allan Kardec é que se consolidou um roteiro seguro e evolutivo para o exercício mediúnico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário